quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Conab realiza leiloes de trigo, milho, sisal, arroz e café


Cerca de 263 mil t dos grãos serão comercializadas

quarta, 14 de setembro de 2011 às 13:10
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza nesta semana leilões para a comercialização de mais de 263 mil toneladas de grãos. As operações serão para venda de trigo, milho, sisal, arroz e café provenientes de Mato Grosso, Goiás, Espírito Santo, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Hoje (14) serão realizados dois leilões para venda de 67 mil t de trigo do Rio Grande do Sul, previstos nos avisos 364 e 365. Na quinta-feira (15) serão duas operações de venda de milho (avisos 368 e 369). Os grãos são provenientes de Mato Grosso e Goiás e os interessados devem ser cooperativas e/ou produtores de aves, suínos, bovinos (de leite e de corte), indústrias de insumo para ração animal ou alimentação humana à base do grão.

Também será realizado Leilão de Prêmio para o Escoamento (PEP), conforme aviso 372, de mais de 3 mil t de sisal bruto da safra 2011/2012, produzido na Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte. O prêmio será pago ao participante que comprovar o escoamento do sisal beneficiado ou manufaturado, de acordo com a Portaria Interministerial nº408, para qualquer estado, exceto Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Cerca de 165 mil t de arroz serão comercializados em duas operações. Um leilão de PEP (aviso 373) e outro de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), conforme aviso 374. Os grãos são provenientes dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. O participante do Pepro deverá, obrigatoriamente, comprovar a venda e o escoamento do arroz em casca para os interessados que tenham como atividade principal e estejam em plena atividade: indústrias de beneficiamento ou de transformação e comerciantes.

Na sexta-feira, 16 de setembro, conforme avisos 370 e 371, serão oferecidas 471 t de café ensacado, proveniente dos estoques da Funcafé no Espírito Santo.

Saiba mais:


Prêmio para Escoamento de Produto (PEP): O governo concede um valor à agroindústria ou cooperativa que adquire o produto pelo preço mínimo diretamente do produtor rural e o transporta para região com necessidade de abastecimento.

Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro): O governo concede uma subvenção econômica (prêmio) ao produtor e/ou sua cooperativa que se disponha a vender seu produto pela diferença entre o valor de referência estipulado pelo governo federal e o valor do prêmio arrematado em leilão.

Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé): Fundo administrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com recursos destinados ao financiamento do custeio, colheita, estocagem e comercialização de café. Os recursos também são direcionados a linhas especiais, à promoção do café brasileiro nos mercados interno e externo e para apoiar eventos do setor.
Fonte: Débora Bazeggio

Nenhum comentário: